Seja Bem-Vindo ao nosso Blog - Hoje é terça, 21 de novembro de 2017

Google Lens: a ferramenta que vai transformar a câmera de seu celular em um campo de pesquisa

Compartilhe

Veja como vai funcionar o produto anunciado na Google I/O e que deverá impactar nas ações de Marketing Digital no futuro


O Google está prestes a dar um grande passo na forma como as pessoas fazem busca por informações na internet. O nome desse passo é: Google Lens.
Anunciado na Google I/O, conferência anual de desenvolvedores, a empresa mostrou como o Google Lens funciona.
De forma simplificada, o Google Lens é um buscador via câmera do celular. É uma nova inteligência artificial que capacita a câmera de um smartphone Android a ler e interpretar tudo o que estiver sendo apontado.

A novidade foi apresentada pelo CEO do Google, Sundar Pichai. A ferramenta estará disponível no Google Assistant e no Google Photos em breve.
Sundar Pichai apresentou alguns exemplos de uso do Google Lens para facilitar o entendimento:
- Se uma pessoa mirar para um estabelecimento comercial na rua, aparecerão na tela as informações do local, como avaliações, horários de funcionamento e comentários de usuários.



- Se o item for uma flor, o Google Lens irá fornecer informações sobre a espécie da planta ou se há floriculturas próximas.


- Se a pessoa aponta para um código de barras com credenciais de uma conexão WiFi, o smartphone será conectado à rede automaticamente.


- A integração do Lens com o Assistant também será uma boa ferramenta para traduções.
Na apresentação, a câmera do celular foi colocada em frente a uma placa com informações escritas em japonês. Ao apertar no ícone do Lens e perguntar "o que isso quer dizer?", o Assistant traduziu o texto.
Sundar Pichai mostrou também que os algoritmos do Google possuem tecnologia para melhorar automaticamente a qualidade das fotos.

Os exemplos mostrados foram:
- Se você fizer uma foto de um jogo de baseball através de uma grade, o Google pode automaticamente remover a grade da foto e deixar a imagem mais limpa para facilitar a pesquisa;

- Se você fotografar com baixas condições de luz, o Google pode automaticamente realçar os detalhes da foto pra que ela fique com uma melhor qualidade.

Para assistir na íntegra à apresentação da ferramenta basta dar play no vídeo abaixo:



Como o Google Lens deve impactar no Marketing Digital

Já pensando em algumas possibilidades futuras, o Google Lens tem potencial de alterar algumas coisas bem importantes, tanto no comportamento do usuário como na forma de fazer Marketing Digital.

Dois pontos importantes que identificamos são:
- A forma como as pessoas pesquisam na internet vai mudar drasticamente
Com o Google Lens, cada vez mais as pessoas irão apontar para objetos para que o buscador identifique o que é e forneça informações sobre o assunto.

Isso deverá impactar em todo o trabalho de SEO, pois as pessoas não buscarão mais por meio de palavras e sim por meio de imagens.
Como o Google costuma dizer, o principal fator de ranqueamento é um bom conteúdo, um resultado que cumpra a expectativa do usuário.
Isso causará um alto impacto em SEO futuramente. E é bom que você esteja preparado para se atualizar de acordo com as novas tecnologias!

- As avaliações se tornarão mais importantes do que nunca
Já vivemos na era das avaliações. Seja para comprar um livro, assistir a um filme no Netflix ou escolher um restaurante para almoçar, é natural que as pessoas procurem por avaliações para evitar que haja uma experiência frustrada.
Com o Google Lens, as avaliações serão ainda mais fundamentais para negócios locais. Será natural que a pessoa passe em frente do estabelecimento, veja a avaliação e decida rapidamente se irá entrar ou não.

A ideia de que um bom marketing começa com um bom produto/serviço vai estar mais evidente do que nunca.


Faça um orçamento, deixe seu contato.

Ligue ou apareça para um café!

Validação:
Digite os caracteres
Telefone: (48) 3322-0428
Endereço: Avenida Professor Othon Gama D’eça. Nº 900.
Sala 207 - Centro, Florianópolis - SC - CEP: 88015-240
Centro Executivo Casa do Barão
E-mail: contato@virtuacomm.com
Liberdade para criar a certeza de um bom negócio.